sábado, 14 de março de 2009

Esportes


Segurança nos Estádios de Futebol

O futebol é o esporte preferido pela maioria dos brasileiros. Com o aumento da violência das torcidas, muitas pessoas deixam de assistir aos jogos nos estádios. Mesmo crescendo o número de pessoas que vão com intenção de tumultuar e cometer crimes, muitos ainda preferem assistir o time do coração jogar nos estádios.

Devido ao grande índice de violência nos estádios de futebol, o Governo Federal anunciou novas medidas para garantir mais segura aos torcedores. Segundo a medida, a partir de junho, os torcedores terão que fazer um cadastro para comprar ingressos de partidas de futebol e ter acesso aos estádios nos dias de jogos.

Com a nova medida, o cadastramento vai ajudar na identificação de torcedores que provoquem tumultos e vai proteger quem vai ao jogo se divertir. A expectativa é de cadastrar os torcedores entre junho e dezembro. A partir do Campeonato Brasileiro de 2010, o cartão de identificação será necessário para a compra de ingressos e acesso aos estádios.

O Projeto de Lei que altera o Estatuto do Torcedor também criminaliza práticas como promover tumultos e entrar nos estádios com objetos que possam ser usados para incentivar ou praticar violência, manipulação de resultados e a venda de ingressos acima do preço por cambistas.

Essas medidas têm o objetivo de seguir os padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização da Copa do Mundo, que o Brasil sediará em 2014.

A criminalização, a punição dos torcedores que vão aos estádios tumultuar não é o bastante para diminuir a violência. A violência só acabará quando essas pessoas que vão com a intenção de bagunçar passarem a respeitar ao próximo. Ir ao estádio para assistir a partida de seu time do coração deixando que a rivalidade só exista entre os times e que nunca passe do gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário