terça-feira, 10 de março de 2009

Saúde da Mulher

Se Toque desenvolve Palestras Preventivas

Ipatinga - No mês das Mulheres, o Grupo Se Toque desenvolve uma série de palestras e atividades para prevenção de câncer de mama. O Se Toque trabalha com informação, conscientização e conforto para pacientes de câncer, familiares e a sociedade em geral.

De acordo com a presidente do Grupo Se Toque, Josefina de Fátima Barrosa, o grupo surgiu da experiência de mulheres que viveram o câncer de mama. “Trabalhamos com alto ajuda, necessidade de esclarecimento e conscientização para se ter o diagnostico precoce e obter a cura, como é o nosso exemplo”, diz.

Ela informa que o Grupo Se Toque foi fundado em 12 de Setembro de 2002. “O objetivo foi à troca de experiências a partir da vivência de cada uma delas. Pessoas que, através do auto-exame, identificaram nódulos diagnosticados como malignos, mas graças à identificação precoce, possibilitou a cura da doença”, explica.

Segundo a presidente do Se Toque, o grupo sentiu a necessidade de obter uma casa onde hospedassem as pessoas que vinham diariamente fazer o tratamento em Ipatinga, “Nós vimos às necessidades destas pessoas que ficavam todos os dias tendo que voltar para seus municípios, um transtorno”, informa.

Casa de Apoio
A Casa proporciona abrigo, alimentação, medicação e conforto aos pacientes carentes não domiciliados em Ipatinga e cidades vizinhas em tratamento no Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR). E também oferece estadia e alimentação aos acompanhantes dos pacientes em tratamento.

“As pacientes eram debilitadas pela doença e tratamento agressivo. Muitas desistiam do tratamento, por causa do ir e vir que era muito pesado. Lutamos até conseguirmos a casa que alugamos”, acrescenta a presidente.

Josefina alerta que não existe faixa etária de idade para se diagnosticar o câncer de mama. “Existem adolescentes que têm o câncer de mama. O fator familiar muito forte, o estresse, a personalidade da pessoa, a alimentação, a qualidade de vida, a falta de prática de esportes isso tudo influencia na saúde”, destaca.

Para a presidente "conhecer o próprio corpo, não ter medo, se perceber um nódulo, se tocar, se perceber alguma coisa diferente deve procurar um médico, o Sistema Único de Saúde, e não negar a doença. Enfrentá-la com coragem por que a prova viva da cura somos nós”, conclui.

PROGRAMAÇÃO:
- Campanha de Prevenção de Diagnósticos Precoce do Câncer da Mama no COR, 10/03 a partir das 9 horas.
-Confraternização com aniversariantes do mês (membros e voluntários) 31/03
- Distribuição de Informativos do Grupo Se Toque 31/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário