quinta-feira, 5 de março de 2009

Terceira Idade

Presidente de asilo reclama de abandono dos filhos

Ipatinga – O presidente do Lar dos Velhos Paulo de Tarso, Valdemar Hermenegildo reclamou do abandono e descaso das famílias dos internos da instituição que há quatro décadas trabalha acolhendo pessoas da terceira idade. Muitos procuram estas instituições por não terem família, mas outros são internados por seus familiares.

De acordo com presidente da instituição, o Governo do Estado começou a ajudar os asilos há pouco tempo, após a criação do Estatuto do Idoso. “Muita gente desconhece a importância deste Estatuto”, destaca. “O que nos deixa chateado são os filhos que colocam o idoso aqui e somem. Isso é comum nos asilos. Abrimos as portas pros idosos, por que na casa deles estão sendo maltratados pela nora ou pelo próprio filho”, informa.

Segundo ele, o novo Estatuto do Idoso estabelece que pra morar num abrigo, é preciso ter idade acima de 60 anos. “Mas não olhamos muito isso, olhamos mais as necessidades. Têm pessoas que não tem essa idade e condições financeiras, nem família e acolhemos”, explica.

O Lar dos Velhos Paulo de Tarso têm 49 internos, sendo 13 homens e 36 mulheres. Setenta por cento dos internos não tem famílias. Gerador de 19 empregos, a instituição sobrevive com os benefícios dos internos e ajuda da comunidade. Cada interno custa em média R$ 550 reais.

Abandono
A interna Odília Teotônia da Silva, de 77 anos, mãe de um filho e avó de quatro netos, reclama do abandono da família. Internada na instituição desde 28 de outubro de 2000, ela diz que procurou o abrigo por não ter onde morar. “Meu filho não tem muito juízo, mas às vezes os netos aparecem pra visitar”, diz. Ela diz já ter se acostumado com o asilo, internada há oito anos ela diz ser muito bem tratada “Pra mim é como se fosse minha família”, informa.

Já o aposentado Noé Silvestre da Silva, de 81 anos, procurou o asilo por que não teve onde morar com a chegada da idade. “Não me casei. Toda menina que eu pensava casar não dava certo. Aí o tempo foi passando, a idade foi aumentando e eu não casei”, argumenta. Segundo ele, viver no asilo é bom “Gosto muito daqui, meus irmãos vem me visitar. Sou muito satisfeito com a vida, viver é muito bom", avalia.

Para ajudar a instituição basta ir á rua Lourenço da Veiga, 96, Bom Retiro Leste, em Ipatinga e fazer sua doação.

Um comentário:

  1. A população idosa em todo o mundo e também no Brasil tem aumentado muito nos ultimos anos.Com o aumento da expectativa de vida, estas pessoas necessitam da assistência de profissionais preparados especialmente para atendê-los, o9s idosos não se enquadram em estereótipos de vovôs que praticam esportes radicais nem de velhinhos abandonados em asilos. Eles formam um grupo de pessoas e que têm muito mais poder de influenciar hábitos de consumo nas famílias do que se imagina. A terceira idade não acontece de uma hora para outra, ela tem um caráter de processo, já que as pessoas não se transformam de repente ao passarem dos 60. A educação, é um dos meios para vencer os desafios impostos aos idosos pela idade e pela sociedade, proporcionando-lhes o aprendizado de novos conhecimentos e oportunidades para buscar seu bem-estar físico e emocional.

    ResponderExcluir