segunda-feira, 16 de março de 2009

Prevenção às drogas

Aumenta casos de crianças envolvidas com drogas

Ipatinga – A coordenadora da Associação Missão Resgate (AMR), que trabalha na prevenção e tratamento de crianças e adolescentes envolvidos com tóxicos informa que crianças cada vez mais novas estão se envolvendo com as drogas. Ela aconselha aos pais e familiares a ficarem mais atentos ao comportamento de seus filhos para prevenirem que tenham problemas com drogas.

Segundo Ana Claudia Silva, coordenadora do Setor de Triagem, o primeiro contato que a criança tem com as drogas é por curiosidade. “Já tivemos casos de crianças de dez anos envolvidas com drogas. Eles começam a usar por curiosidade e acabam se tornando viciados”, diz. Ela aconselha as famílias que passam por este problema a procurarem ajuda. “O comportamento muda, se tornam agressivos, ou ás vezes ficam calados de mais e os pais devem ficar atentos, pois geralmente são os últimos a saberem”, informa.

A coordenadora ressalta que a maioria das famílias atendidas pela entidade são de baixa renda e não tem condições de manter o filho numa Clínica Particular. “Crianças e adolescentes fora do município de Ipatinga contribuem com um salário mínimo por mês, durante o tempo em que estão internados. Os de Ipatinga não são obrigados a arcar com essa despesa devido ao convênio com a Prefeitura Municipal”, destaca.

Ela salienta que o trabalho é realizado através de um Programa Terapêutico que inclui oficinas de Artesanato, Informática, Educação Física, Musica, Reforço Escolar e Acompanhamento Psicológico. “Cada um compartilha seu problema, sua necessidade, sua vida. Damos palestras, levamos os adolescentes até as escolas para eles contarem como se envolveram com as drogas. É como se fosse uma aula de prevenção”, explica.

Assistência Social
Fundada em 09 de outubro de 1988, a Associação Missão Resgate é uma Entidade Beneficente de Assistência Social. Trabalha na prevenção, resgate e recuperação de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social e pessoal relativos às drogas, garantindo acesso aos direitos de cidadão, através de atividades sócio educativas.

Atualmente a Unidade de Recuperação atende á 20 adolescentes e suas famílias. “Em 2008 foram 83 adolescentes. Eles ficam cerca de nove meses a um ano internado”, diz. De acordo com Ana Claudia, a entidade trabalha com crianças entre dez e 17 anos de idade.

Para ela, a Lei não é cumprida. “Procuramos priorizar os direitos da criança e do adolescente e com certeza não conseguimos garantir tudo. A maioria dos adolescentes que recebemos têm envolvimento em crimes por que passam a roubar para sustentar o vício. Aqui em Ipatinga não temos um Centro para receber esses adolescentes e eles acabam vindo para a Missão Resgate”, informa.

“Temos um projeto de construir um muro para trazer mais seguranças para os adolescentes”, informa. A Coordenadora salienta que a associação também têm um projeto de instalar uma academia na Unidade de Recuperação. “Na fase de abstinência eles engordam muito e ganham muito peso, por que sem as drogas eles descontam na alimentação”, avalia.

A Associação Missão Resgate se mantém através de recursos financeiros repassados por convênios feitos com a Prefeitura de Ipatinga, por contribuição voluntária dos associados, doações de instituições religiosas, campanhas junto à comunidade e doações de pessoas sensibilizadas com a causa.

Para ajudar, o Escritório Central da Associação Missão Resgate fica localizado na Rua Miguel Ângelo, 142, Cidade Nobre em Ipatinga. O Telefone é 0xx 31 3822 6464.

Nenhum comentário:

Postar um comentário